Bolsa de Pós-Doutoramento (BPD/UTAD/13/2017)

Bolsa de Pós-Doutoramento
(1 vaga)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto/instituição de I&D Symbiotic technology for societal efficiency gains: Deus ex Machina (DEM), BPD/UTAD/13/2017, financiado por co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020), nas seguintes condições:

Área Científica:
Computer Science

Requisitos de admissão:
1 .º - Doutoramento em Engenharia, Ciências da Computação ou áreas afins; *
2 .º - Experiência profissional na área de soft computing;
3 .º - Conhecimentos de aprendizagem máquina e processamento digital de imagem;
4 .º - Publicações em revistas internacionais;
5 .º - Capacidade de trabalho independente e em equipa, bem como de orientação de investigadores juniores;
6 .º - Domínio de utilização do software MATLAB (ou equivalente) e/ou experiência de programação (C/C++/Java/Python);
7 .º - Excelentes conhecimentos da língua inglesa escrita e falada.
* fator eliminatório

Plano de trabalhos:
1 .º - O trabalho a desenvolver será no âmbito da análise de dados de origem sensorial diversa, em especial para extração de conhecimento, em contexto agro-ambiental, incluindo trabalho experimental de campo e desenvolvimento de ferramentas experimentais e analíticas para monitorização, modelação e avaliação da evolução de diferentes culturas (em particular na área da viticultura).
2 .º - Este desenvolvimento de software para processamento da informação será centrado no uso de técnicas de inteligência computacional, com especial destaque para os algoritmos de deep learning.

Legislação e regulamentação aplicável:
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013 e alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho.

Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no(a) CITAB - Vila Real da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Pedro Melo Pinto.

Duração da (s) bolsa (s):
A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Março de 2018. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a €1495, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (escala 0 a 20, arredondado às décimas), experiência nas áreas especificas do plano de trabalhos (escala de 0 a 20 valores, arredondado às décimas) e entrevista, incluindo motivação para o trabalho de investigação na área do plano de trabalho (escala de 0 a 20 valores, arredondado às décimas), com a respetiva valoração de 60%, 30% e 10%.

Composição do Júri de Seleção:
Presidente - Pedro José De Melo Teixeira Pinto
Vogal - Carlos Manuel José Alves Serôdio
Vogal - Pedro Alexandre Mogadouro Do Couto

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada Nota Final afixada no(a) http://www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/candidaturas (Página Campus Online da UTAD), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.
Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 19-02-2018 a 02-03-2018.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos] e Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico.
A candidatura deverá ser efetuada através da Página do Campus Online da UTAD, na secção de Bolsas de Investigação, seguindo as seguintes indicações:

  • Aceder à Página do Campus Online da UTAD: www.campus.utad.pt e selecionar a opção Bolsas de Investigação. Ou aceder diretamente a www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/lista.
  • Selecionar a bolsa à qual se pretende candidatar.
  • Ao selecionar a opção “Candidatar” será reencaminhado para a página de candidatura na qual deverá preencher e submeter o respetivo formulário.

O/a candidato/a tem direito a igualdade de oportunidades e de tratamento, não podendo ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a, privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.


Esta é uma versão-cópia do edital do concurso, para verificar o texto integral, por favor faça Download do Edital
Candidatar Download Edital