Bolsa de Investigação para Licenciados (BIL/UTAD/19/2019)

Bolsa de Investigação para Licenciados

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Licenciados no âmbito do projeto/instituição de I&D "FlowerCAST- Characterization of genetic and and environmental determinants involved in reproductive development of Castanea sativa" (POCI-01-0145-FEDER-027980 e PTDC/ASP-SIL/27980/2017), BIL/UTAD/19/2019, financiado por financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), nas seguintes condições:

Biological Sciences

1 .º - Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Genética e Biotecnologia, Licenciatura em Bioquímica *

1 .º - Estudo da influência das condições ambientais no desenvolvimento dos estados fenológicos em castanheiro e compreensão dos mecanismos indutores da floração. O trabalho decorrerá em dois soutos localizados a altitudes contrastantes: 450 m (variedades Judia, Longal, Bária, Martaínha e Negral) e 1100 m (variedade Judia). O plano de trabalhos inclui: Em campo: 1- Datação dos estados fenológicos; 2- Análise biométrica dos ramos frutíferos: posição das flores femininas e posição dos amentilhos; 3- Pol

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho.

O trabalho será desenvolvido no(a) UTAD - Vila Real da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) José Carlos Esteves Gomes Laranjo.

O trabalho terá coorientação científica de Teresa Pinto e Rosário Anjos.

A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Janeiro de 2020. OO contrato de bolsa poderá ser renovado, sendo que a duração total não poderá exceder os 15 meses.

O montante da bolsa corresponde a €752,38, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação do Curriculum vitae, Experiência em trabalhos de investigação no género Castanea e Entrevista para os três primeiros classificados na soma dos dois primeiros critérios, com a respetiva valoração de 50%, 20% e 30%.

Presidente - José Carlos Esteves Gomes Laranjo
Vogal - Teresa Maria Dos Santos Pinto
Vogal - Maria Do Rosario Alves Ferreira Anjos

O concurso encontra-se aberto no período de 23-12-2019 a 07-01-2020.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico, Carta de motivação e Carta de recomendação.