Bolsa de Investigação para Mestres (BIM/UTAD/66/2019)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito do projeto/instituição de I&D Projeto ABCyeasts: Um portfólio de leveduras Antagonistas para BioControlo de agentes fitopatogénicos numa vitivinicultura sustentável, n.º 39793, BIM/UTAD/66/2019, financiado por Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020), nas seguintes condições:

Agricultural Sciences

1 .º - Grau de Mestre nas áreas de Ciências Biológicas, Agronómicas, Ambientais ou áreas afins *
2 .º - Experiência comprovada de investigação nas áreas de fisiologia e bioquímica vegetal
3 .º - Disponibilidade para o desenvolvimento de todas as experiências previstas no campo experimental e em laboratório
4 .º - Capacidade de organização, comunicação e de trabalho de equipa
5 .º - Domínio do Inglês falado e escrito
6 .º - Forte motivação para seguir para Doutoramento

1 .º - Executar eficazmente e com autonomia o plano de atividades da equipa científica do projeto ABC-Yeasts e contribua para um ambiente científico multidisciplinar e para integração das equipas do laboratório/empresa associados ao projeto, de acordo com o estipulado nas atividades do projeto. O bolseiro selecionado estará associado às atividades 3 e 4, sendo as principais tarefas: Atividade: 3 e 4 – participando no desenvolvimento do portfólio de leveduras para controlo de fungos não-biotróficos (ABC

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho.

O trabalho será desenvolvido no(a) Laboratório de Fisiologia Vegetal do Departamento de Biologia e Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) José Manuel Moutinho Pereira.

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Junho de 2020. OO contrato de bolsa poderá ser renovado, sendo que a duração total não poderá exceder os 16 meses.

O montante da bolsa corresponde a €989,7, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Formação académica, Curriculum global e Experiência científica na área do projeto, com a respetiva valoração de 30%, 30% e 40%.

Presidente - Ana Alexandra Mendes Ferreira
Vogal - José Manuel Moutinho Pereira
Vogal - Carlos Manuel Correia

O concurso encontra-se aberto no período de 05-12-2019 a 03-01-2020.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico, Indicação do contacto detalhado de 2 pessoas, como referências e Carta de motivação..