Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de doutoramento ou por licenciados e mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico (BI/UTAD/1/2020)

Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de doutoramento ou por licenciados e mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico
(4 vagas)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 4 Bolsass de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de doutoramento ou por licenciados e mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico no âmbito do projeto/instituição de I&D Centro de Investigação de Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, BI/UTAD/1/2020, financiado por FCT, nas seguintes condições:

Área Científica:
Not available

Requisitos de admissão:
1 .º - Candidatos aceites, em processo de inscrição, ou matriculados nos seguintes cursos de 3º ciclo (doutoramento): Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Ciências do Desporto (ACEF/1112/07392), Universidade da Beira Interior – Ciências do Desporto (ACEF/1112/03972), Instituto Universitário da Maia – Ciências do Desporto (NCE/16/00154). *
* fator eliminatório

Plano de trabalhos:
1 .º - Desenvolvimento de projetos de investigação associados à obtenção do grau de doutor, preferencialmente, nos seguintes tópicos: Long-term effects of variability in skill acquisition; Collective behaviour and training load in team sports; Physiological and biomechanical models of sports performance; Computational Fluid Dynamics applied to sports; Exercise and chronic diseases – Chronic Kidney Disease, Cardiovascular Diseases, Cancer; Exercise and ageing;

Legislação e regulamentação aplicável:
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho.

Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no(a) Instituições do consórcio CIDESD da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Investigador integrado do CIDESD.

Duração da (s) bolsa (s):
A bolsa terá a duração de 36 meses, com início previsto em Março de 2020. OO contrato de bolsa poderá ser renovado, sendo que a duração total não poderá exceder os 48 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a €1064, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Qualidade e relevância do projeto de investigação para o cumprimento do programa de trabalhos da unidade de investigação, Produção científica, incluindo artigos e resumos publicados em revistas na área específica nos domínios específicos do projeto, Participação em projetos de investigação e/ou extensão comunitária, revelando experiência em atividades de investigação e Entrevista para avaliação do potencial de produção científica nos domínios específicos do projeto, com a respetiva valoração de 50%, 10%, 10% e 30%.

Composição do Júri de Seleção:
Presidente - António Jaime Da Eira Sampaio
Vogal - Daniel Almeida Marinho
Vogal - João Luis Campos Pereira da Cruz Viana
Vogal - Maria Paula Gonçalves Da Mota
Vogal - Bruno Filipe Rama Travassos

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada Alfabeticamente afixada no(a) http://www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/candidaturas (Página Campus Online da UTAD), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.
Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 06-03-2020 a 19-03-2020.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico, Apresentação de projeto de investigação em língua inglesa: (Introdução, métodos e resultados relevantes e/ou esperados, bibliografia). Máximo de 3000 palavras;, Carta do orientador e Carta de motivação.
A candidatura deverá ser efetuada através da Página do Campus Online da UTAD, na secção de Bolsas de Investigação, seguindo as seguintes indicações:

  • Aceder à Página do Campus Online da UTAD: www.campus.utad.pt e selecionar a opção Bolsas de Investigação. Ou aceder diretamente a www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/lista.
  • Selecionar a bolsa à qual se pretende candidatar.
  • Ao selecionar a opção “Candidatar” será reencaminhado para a página de candidatura na qual deverá preencher e submeter o respetivo formulário.

O/a candidato/a tem direito a igualdade de oportunidades e de tratamento, não podendo ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a, privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.


Esta é uma versão-cópia do edital do concurso, para verificar o texto integral, por favor faça Download do Edital

Download Edital