Bolsa de Investigação para Licenciados (BIL/UTAD/1/2020)

Bolsa de Investigação para Licenciados

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Licenciados no âmbito do projeto/instituição de I&D Preservar a qualidade na Carne Arouquesa, BIL/UTAD/1/2020, financiado por Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e pelo Estado Português no âmbito da Ação 1.1 «Grupos Operacionais», integrada na Medida 1. «Inovação» do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, nas seguintes condições:

Biological Sciences

1 .º - Frequentar na UTAD mestrado em Bioquímica, Ciência Alimentar, Eng. Zootécnica, Biologia, mestrado integrado em Medicina Veterinária ou áreas afins *
2 .º - Deve ter disponibilidade imediata *
3 .º - Deve ter conhecimentos na área do projecto e nas técnicas laboratoriais a executar *
4 .º - Ter carta de condução, viatura própria e disponibilidade para deslocações
5 .º - Facilidade de comunicação/apresentações públicas e conhecimentos de inglês
6 .º - Motivação para as tarefas a desempenhar

1 .º - Ajuda na recolha de informação e amostras de carne no matadouro
2 .º - Determinação da composição química e avaliação das características físico-químicas da carne
3 .º - Analise sensorial e força de corte (WBSF)
4 .º - Caracterização histológica da gordura intramuscular
5 .º - Determinação da capacidade antioxidante/ enzimas de defesa antioxidante, e marcadores de stresse oxidativo/oxidação lipídica por técnicas colorimétricas.
6 .º - Análise dos resultados laboratoriais obtidos relacionando com os factores de produção subjacentes
7 .º - Preparação/realização de comunicações de divulgação e elaboração de relatórios do projecto.

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho.

O trabalho será desenvolvido no(a) Blocos laboratoriais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Carlos Alberto E Silva Venâncio.

O trabalho terá coorientação científica de José António de Oliveira e Silva e Sandra Mariza Monteiro.

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Março de 2020. OO contrato de bolsa poderá ser renovado, sendo que a duração total não poderá exceder os 16 meses.

O montante da bolsa corresponde a €752,38, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular, com particular atenção na capacidade científica e conhecimentos na área do projeto e utilização das técnicas laboratoriais do plano de tarefas, Experiência no domínio do projeto e nas técnicas laboratoriais a executar no plano de trabalhos, Facilidade de comunicação comprovada pela realização de apresentações públicas e conhecimentos em inglês e Entrevista, com a respetiva valoração de 30%, 20%, 10% e 40%.

Presidente - Carlos Alberto E Silva Venâncio
Vogal - José António De Oliveira E Silva
Vogal - Sandra Mariza Veiga Monteiro

O concurso encontra-se aberto no período de 02-03-2020 a 13-03-2020.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico e Carta de condução..