Bolsa de Investigação para Licenciados (BIL/UTAD/2/2020)

Bolsa de Investigação para Licenciados

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Licenciados no âmbito do projeto/instituição de I&D GO Olivicultura e Azeite, BIL/UTAD/2/2020, financiado por Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e pelo Estado Português no âmbito da Ação 1.1 «Grupos Operacionais», integrada na Medida 1. «Inovação» do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, nas seguintes condições:

Agricultural Sciences

1 .º - 1.º - Licenciatura em: Engenharia Agronómica, Biologia; Engenharia Biológica, Engenharia do Ambiente; Biologia e Geologia; Engenharia Biofísica, e outras afins;
2 .º - Formação académica em Olivicultura *
3 .º - - Conhecimentos sobre indicadores de estado hídrico; análises químicas laboratoriais; histologia vegetal e tratamento estatístico de dados *
4 .º - - Dinamismo, espírito de equipa, sentido de responsabilidade de organização e método.;
5 .º - Carta de condução *
6 .º - Disponibilidade de deslocação ao campo e aptência para trabalhos de campo *

1 .º - Desenvolver tarefas de campo e de gabinete em colaboração com a equipa do projeto, tais como:; a) Indicadores do estado hídrico e comportamento fisiológico;;
2 .º - Acompanhamento da fenologia da oliveira e biometria do copado
3 .º - Monitorização do conteúdo de água no solo;
4 .º - Análises dos parâmetros físico-químicos de qualidade do azeite
5 .º - Monitorização da acumulação de gordura
6 .º - Organização e tratamento de dados a nível de software estatístico
7 .º - Realização de comunicações científicas e escrita de artigos em revistas da especialidade

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho.

O trabalho será desenvolvido no(a) trabalho será desenvolvido no(a) Campos experimentais/UTAD /Departamento de Agronomia/ CITAB - Centro de Investigação e Tecnologias Agro-Ambientais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Anabela Afonso Fernandes da Silva.

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Março de 2020. OO contrato de bolsa poderá ser renovado, sendo que a duração total não poderá exceder os 13 meses.

O montante da bolsa corresponde a €752,38, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Mérito científico do candidato, considerando o Curriculum vitae, Motivação e experiência nas áreas específicas do plano de trabalhos e Entrevista, com a respetiva valoração de 35%, 35% e 30%.

Presidente - Anabela Afonso Fernandes Silva
Vogal - Fernando Augusto Dos Santos
Vogal - Joaquim João Moreira De Sousa

O concurso encontra-se aberto no período de 02-03-2020 a 13-03-2020.