Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de mestrado, mestrado integrado (BI/UTAD/26/2020)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de mestrado, mestrado integrado no âmbito do projeto/instituição de I&D Confusão sexual (CS) contra a traça-da-uva, Lobesia botrana (Denn. & Schiff.) em viticultura de montanha: caso particular da Região Demarcada do Douro (RDD), BI/UTAD/26/2020, financiado por Entidade Financiadora: Financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e pelo Estado Português no âmbito da Ação 1.1 «Grupos Operacionais», integrada na Medida 1. «Inovação» do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural do Continente., nas seguintes condições:

Agricultural Sciences

1 .º - Licenciatura e Mestrado em Engenharia Florestal *
2 .º - Formação e experiência em sistemas de informação geográfica *
3 .º - Conhecimentos e experiência de investigação na área do projecto *
4 .º - Conhecimentos e experiência na produção de cartografia digital temática
5 .º - Conhecimento e experiência com programas (software) SIG (proprietário e código aberto)
6 .º - Conhecimento e experiência com projectos SIG Online (proprietário e código aberto)
7 .º - Experiência em recolha de dados via internet e em estatística
8 .º - Conhecer profundamente o Norte de Portugal, em particular a Região Demarcada do Douro
9 .º - Domínio de técnicas de análise qualitativa e quantitativa
10 .º - Disponibilidade para trabalho de campo (observação-participante, inquéritos e entrevistas) e realização de sessões de trabalho no âmbito do projecto SIG, tanto Desktop como Online
11 .º - Capacidade de trabalho autónomo e também num ambiente colaborativo
12 .º - Capacidade de comunicação e motivação
13 .º - Deve estar inscrito/a na UTAD num curso de formação conferente de grau ou não conferente de grau *

1 .º - Actualizar os projectos SIG referentes a várias Quintas na Região Demarcada do Douro
2 .º - Fazer trabalho de campo e analisar a situação cultural (vegetativa e sanitária) das parcelas de estudo
3 .º - Desenvolver projectos SIG Online
4 .º - Acompanhar as equipes que andarem em trabalho de campo
5 .º - Preparar um plano estratégico, de comunicação e formação relativamente á consulta e á actualização da base de dados SIG, á distância
6 .º - Colaborar na organização de seminários e de encontros científicos
7 .º - Revisão de literatura científica no âmbito da temática do projecto
8 .º - Apoio à construção de bases de dados
9 .º - Tratamento de dados qualitativos e quantitativos
10 .º - Elaboração de relatórios de progresso e preparação de resultados para publicação e disseminação
11 .º - Concepção, redacção e formatação de documentos técnicos e publicações científicas do projeto em língua portuguesa e inglesa
12 .º - Colaboração na apresentação de resultados e partilha de informação

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo D.L. 123/2019 de 28 Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e pelo Regulamento Nº 950/2019, publicado na II Série do Diário da República de 16 de Dezembro de 2019, e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho na sua redação atual

O trabalho será desenvolvido no(a) CIFAP - UTAD da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) José Tadeu Marques Aranha.

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Novembro de 2020.

O montante da bolsa corresponde a €798, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Análise curricular, Experiência do tema de investigação e nas metodologias de trabalho, Carta de motivação, Participação em prova prática presencial e Entrevista, com a respetiva valoração de 40%, 20%, 10%, 20% e 10%.

Presidente - José Tadeu Marques Aranha
Vogal - Pedro Miguel Mestre Alves Da Silva
Vogal - Fernando Hermínio Ferreira Milheiro Nunes

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada Alfabeticamente afixada no(a) http://www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/candidaturas (Página Campus Online da UTAD), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

O concurso encontra-se aberto no período de 07-10-2020 a 21-10-2020.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico, Carta de motivação e Breve descrição referente à experiência de trabalho na área do projecto e nas metodologias a usar.