Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de doutoramento (BI/UTAD/19/2020)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de doutoramento no âmbito do projeto/instituição de I&D Projecto AmbiVap: Evaporador solar de efluentes e águas residuais, operação n.º POCI-01-0247-FEDER-039938, BI/UTAD/19/2020, financiado por Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE- Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:

Chemistry

1 .º - 1.º - Mestrado em Química, Bioquímica, Engenharia do Ambiente, Engenharia Alimentar e áreas afins (com licenciatura em Química, Bioquímica, Ciências do Ambiente, Ciência Alimentar e áreas afins) *
2 .º - 2.º - Cumprimento do estatuto do bolseiro (nomeadamente no que se refere à Inscrição obrigatória em programa doutoral) *
3 .º - 3.º - Apresentação dos documentos comprovativos solicitados na candidatura *

1 .º - Testes laboratoriais para a determinação do grau de deposição e/ou incrustação em função do tempo e da temperatura
2 .º - Selecção de soluções com capacidade de redução de incrustações e deposições em superfícies
3 .º - Testes laboratoriais de avaliação e seleção da solução com melhores propriedades para a eliminação de deposições e incrustações
4 .º - Testes laboratoriais para a optimização e definição da solução de limpeza (optimização da formulação e do protocolo de preparação, se aplicável)

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo D.L. 123/2019 de 28 Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e pelo Regulamento Nº 950/2019, publicado na II Série do Diário da República de 16 de Dezembro de 2019, e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho na sua redação atual

O trabalho será desenvolvido no(a) UTAD / Departamento de química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) João Carlos Almeida Ribeiro Claro.

A bolsa terá a duração de 11 meses, com início previsto em Setembro de 2020.

O montante da bolsa corresponde a €1064, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Análise curricular, Experiência na área e disponibilidade imediata, com a respetiva valoração de 40%, 40% e 20%.

Presidente - João Carlos Almeida Ribeiro Claro
Vogal - José Alcides Silvestre Peres
Vogal - Pedro Manuel De Melo Bandeira Tavares

O concurso encontra-se aberto no período de 21-08-2020 a 03-09-2020.