Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de doutoramento (BI/UTAD/21/2020)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de doutoramento no âmbito do projeto/instituição de I&D To Chair - Os Desafios Óptimos na Irrigação, PTDC/MAT-APL/28247/2017, com referência POCI-01-0145-FEDER-028247, BI/UTAD/21/2020, financiado por Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), nas seguintes condições:

Agricultural Sciences

1 .º - Candidatos aceites, em processo de inscrição, ou matriculados no curso de doutoramento (3.º ciclo de estudos) em Ciências Agronómicas e Florestais da UTAD *
2 .º - Grau de Mestre em Ciências Agronómicas, Biológicas, Ambientais ou áreas afins *
3 .º - Experiência em investigação *
4 .º - Disponibilidade imediata *
5 .º - Conhecimento comprovado em metodologias de estimativa do potencial produtivo em vinha
6 .º - Experiência em estudos em histologia e bioquímica da videira
7 .º - Participação em projetos em viticultura sob condições de rega

1 .º - Efetuar investigação nas áreas das ciências agronómicas/viticultura, histologia e bioquímica vegetal, agrometeorologia e relações hídricas, particularmente em atividades como a caracterização e avaliação dos impactos de condições pedoclimáticas em videiras regadas, definição de metodologias para previsão antecipada da produção e gestão do stress hídrico; Elaborar relatórios e preparar resultados para publicação.

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo D.L. 123/2019 de 28 Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e pelo Regulamento Nº 950/2019, publicado na II Série do Diário da República de 16 de Dezembro de 2019, e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho na sua redação atual

O trabalho será desenvolvido no(a) O trabalho será desenvolvido no Departamento de Agronomia e no Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas da Universidade de Trás-os-Montes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Aureliano Natálio Coelho Malheiro.

O trabalho terá coorientação científica de Eunice Luis Vieira Areal Bacelar.

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Setembro de 2020.

O montante da bolsa corresponde a €1064, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Mérito científico do candidato, considerando o Curriculum vitae global; Motivação e experiência nas áreas específicas do plano de trabalhos e Entrevista: até ao máximo de 3 candidatos melhor classificados, com a respetiva valoração de 60% e 40%.

Presidente - Aureliano Natálio Coelho Malheiro
Vogal - José Manuel Moutinho Pereira
Vogal - Eunice Luis Vieira Areal Bacelar

O concurso encontra-se aberto no período de 30-07-2020 a 13-08-2020.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico e Carta de motivação.