Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de doutoramento (BI/UTAD/32/2020)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de doutoramento no âmbito do projeto/instituição de I&D Projeto ForManRsk - Forest Management and natural Risks , operação n.º SOE3/P4/F0898, BI/UTAD/32/2020, financiado por Programa Interreg-Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), nas seguintes condições:

Environmental science

1 .º - Cumprimento do Regulamento de Bolsas de Investigação, nomeadamente no que se refere à inscrição obrigatória em curso de formação conferente a grau ou não conferente a grau (Artigo 6º do RBI nº 950/2019) *
2 .º - 2º - Mestrado em Engenharia Florestal ou áreas afins

1 .º - Participação nas linhas de trabalho identificadas nos Grupos de Tarefas do Projeto: 1º GT1: Desenvolvimento de Implantação territorial das novas ferramentas de gestão adaptadas às limitações climáticas atuais e futuras: para uma rede internacional de florestas piloto. 2º GT2 Reduzir a vulnerabilidade florestal face ao risco de incêndios. 3º GTT2 Comunicação do projeto. O trabalho será orientado para cumprimento dos seguintes objetivos:
2 .º - Pretende-se, em particular, o desenvolvimento de trabalho científico orientado para a temática de caraterização e monitorização da regeneração natural em povoamentos de pinheiro-bravo e de sobreiro e identificação de fatores condicionantes. Colaboração na implementação e monitorização de florestas piloto como locais demonstradores.
3 .º - Criação de base de dados. Análise estatística e desenvolvimento de modelos preditivos visando a otimização do processo de regeneração florestal. Caracterização da vulnerabilidade florestal face aos riscos (seca, incêndios, depressões severas) nas florestas piloto e desenvolvimento de modelos tendo em vista a redução da vulnerabilidade.
4 .º - Colaboração na preparação dos Guias de apoio à gestão. Colaboração nas atividades que envolvem a implementação de aplicativos móveis no âmbito da redução da vulnerabilidade florestal face ao risco de incêndios.

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo D.L. 123/2019 de 28 Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e pelo Regulamento Nº 950/2019, publicado na II Série do Diário da República de 16 de Dezembro de 2019, e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho na sua redação atual

O trabalho será desenvolvido no(a) Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Teresa de Jesus Fidalgo Fonseca.

O trabalho terá coorientação científica de Maria Adelaide Cerveira e João Honório Matias.

A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Novembro de 2020. OO contrato de bolsa poderá ser renovado, sendo que a duração total não poderá exceder os 20 meses.

O montante da bolsa corresponde a €1064, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Adequação do currículo vitae, Participação anterior em atividades de projetos, Carta de motivação, Comunicações científicas e Entrevista, com a respetiva valoração de 60%, 10%, 10%, 10% e 10%.

Presidente - Teresa De Jesus Fidalgo Fonseca
Vogal - João Luis Honório Matias
Vogal - Maria Adelaide Da Cruz Cerveira

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada Alfabeticamente afixada no(a) http://www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/candidaturas (Página Campus Online da UTAD), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

O concurso encontra-se aberto no período de 29-10-2020 a 12-11-2020.