Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de doutoramento (BI/UTAD/32/2020)

Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de doutoramento
(1 vaga)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de doutoramento no âmbito do projeto/instituição de I&D Projeto ForManRsk - Forest Management and natural Risks , operação n.º SOE3/P4/F0898, BI/UTAD/32/2020, financiado por Programa Interreg-Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), nas seguintes condições:

Área Científica:
Environmental science

Requisitos de admissão:
1 .º - Cumprimento do Regulamento de Bolsas de Investigação, nomeadamente no que se refere à inscrição obrigatória em curso de formação conferente a grau ou não conferente a grau (Artigo 6º do RBI nº 950/2019) *
2 .º - 2º - Mestrado em Engenharia Florestal ou áreas afins
* fator eliminatório

Plano de trabalhos:
1 .º - Participação nas linhas de trabalho identificadas nos Grupos de Tarefas do Projeto: 1º GT1: Desenvolvimento de Implantação territorial das novas ferramentas de gestão adaptadas às limitações climáticas atuais e futuras: para uma rede internacional de florestas piloto. 2º GT2 Reduzir a vulnerabilidade florestal face ao risco de incêndios. 3º GTT2 Comunicação do projeto. O trabalho será orientado para cumprimento dos seguintes objetivos:
2 .º - Pretende-se, em particular, o desenvolvimento de trabalho científico orientado para a temática de caraterização e monitorização da regeneração natural em povoamentos de pinheiro-bravo e de sobreiro e identificação de fatores condicionantes. Colaboração na implementação e monitorização de florestas piloto como locais demonstradores.
3 .º - Criação de base de dados. Análise estatística e desenvolvimento de modelos preditivos visando a otimização do processo de regeneração florestal. Caracterização da vulnerabilidade florestal face aos riscos (seca, incêndios, depressões severas) nas florestas piloto e desenvolvimento de modelos tendo em vista a redução da vulnerabilidade.
4 .º - Colaboração na preparação dos Guias de apoio à gestão. Colaboração nas atividades que envolvem a implementação de aplicativos móveis no âmbito da redução da vulnerabilidade florestal face ao risco de incêndios.

Legislação e regulamentação aplicável:
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo D.L. 123/2019 de 28 Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e pelo Regulamento Nº 950/2019, publicado na II Série do Diário da República de 16 de Dezembro de 2019, e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho na sua redação atual

Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no(a) Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Teresa de Jesus Fidalgo Fonseca.

O trabalho terá coorientação científica de Maria Adelaide Cerveira e João Honório Matias.

Duração da (s) bolsa (s):
A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Novembro de 2020. OO contrato de bolsa poderá ser renovado, sendo que a duração total não poderá exceder os 20 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a €1064, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Adequação do currículo vitae, Participação anterior em atividades de projetos, Carta de motivação, Comunicações científicas e Entrevista, com a respetiva valoração de 60%, 10%, 10%, 10% e 10%.

Composição do Júri de Seleção:
Presidente - Teresa De Jesus Fidalgo Fonseca
Vogal - João Luis Honório Matias
Vogal - Maria Adelaide Da Cruz Cerveira

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada Alfabeticamente afixada no(a) http://www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/candidaturas (Página Campus Online da UTAD), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.
Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 29-10-2020 a 12-11-2020.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos] e Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico.
A candidatura deverá ser efetuada através da Página do Campus Online da UTAD, na secção de Bolsas de Investigação, seguindo as seguintes indicações:

  • Aceder à Página do Campus Online da UTAD: www.campus.utad.pt e selecionar a opção Bolsas de Investigação. Ou aceder diretamente a www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/lista.
  • Selecionar a bolsa à qual se pretende candidatar.
  • Ao selecionar a opção “Candidatar” será reencaminhado para a página de candidatura na qual deverá preencher e submeter o respetivo formulário.

O/a candidato/a tem direito a igualdade de oportunidades e de tratamento, não podendo ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a, privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.


Esta é uma versão-cópia do edital do concurso, para verificar o texto integral, por favor faça Download do Edital

Download Edital