Bolsas de investigação pós-doutoral — Atividades de I&D a realizar por doutorados (BIPD/UTAD/1/2020)

Bolsas de investigação pós-doutoral — Atividades de I&D a realizar por doutorados
(1 vaga)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsas de investigação pós-doutoral — Atividades de I&D a realizar por doutorados no âmbito do projeto/instituição de I&D Centro de Investigação e Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas, BIPD/UTAD/1/2020, financiado por Projeto/instituição de I&D SafeNPest - Síntese e Segurança Ambiental de Nanopesticidas (Synthesis and Environmental Safety of Nanopesticides), BIM/UTAD/13/2019, financiado por POCI-01-0145-FEDER-029343, suportado pelos orçamentos do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização na sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na sua componente OE, nas seguintes condições:

Área Científica:
Biological Sciences

Requisitos de admissão:
1 .º - Doutoramento na área de Biologia ou de Bioquímica *
2 .º - Experiência documentada/comprovada de investigação com modelos biológicos para avaliação de toxicológica de poluentes ambientais e repercussões na saúde *
3 .º - Participação como autor ou coautor em publicações científicas em revistas internacionais com revisão por pares nas áreas afins do plano de trabalhos *
4 .º - Bom domínio da língua inglesa *
5 .º - Disponibilidade imediata *
6 .º - Envio de documentação (curriculum vitae, certificados de habilitações, carta de motivação) *
7 .º - Disponibilidade para mobilidade periódica à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Instituição proponente do projeto) *
8 .º - Fatores de valorização na avaliação da experiência profissional: experiência no uso de modelos biológicos para estudos de toxicologia; experiência na utilização de nanomateriais; experiência com pesticidas e efeitos toxicológicos; experiência em medição de atividades enzimáticas; experiência na avaliação de efeitos genotóxicos; conhecimentos de biologia molecular e bioinformática; publicações e participação em projetos de investigação nas áreas do plano de trabalhos.
* fator eliminatório

Plano de trabalhos:
1 .º - As tarefas a desenvolver compreendem:
2 .º - 1) Cultura e manuseamento de células, para avaliação de viabilidade /toxicidade de pesticidas e de nanopartículas (NPs), contendo pesticidas e vazia, utilizando: i) indicadores metabólicos, ii) testes de integridade de membrana, iii) teste de medição da atividade de enzimas libertadas pela lise celular (e.g. Lactato desidrogenase);
3 .º - 2) Determinação de valores de IC50 e de níveis de segurança;
4 .º - 3) Avaliação da ação das NPs, e seus componentes, bem como dos pesticidas isolados, na modulação da atividade enzimática antioxidante celular, pela medição da atividade de enzimas antioxidantes (e.g. superóxido dismutase, catalase).
5 .º - 4) Avaliação da ação das NPs e seus componentes no stresse oxidativo celular e na apoptose celular utilizando: i) imunocitoquímica; ii) western blot e, iii) citometria de fluxo;
6 .º - 5) Deteção de potencial genotóxico, avaliado pelo dano no DNA com recurso a sondas fluorescentes específicas, bem como por eletroforese unicelular (Comet-assay);
7 .º - 6) Análise de dados, tratamento estatístico e redação de relatórios.

Legislação e regulamentação aplicável:
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo D.L. 123/2019 de 28 Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e pelo Regulamento Nº 950/2019, publicado na II Série do Diário da República de 16 de Dezembro de 2019, e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho na sua redação atual

Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no(a) Laboratório de Bioquímica e Biologia Celular, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Amelia Maria Lopes Dias Da Silva.

O trabalho terá coorientação científica de Tatiana Andreani.

Duração da (s) bolsa (s):
A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Janeiro de 2021.

Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a €1616, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular, Experiência demonstrada na área, Carta de motivação e Entrevista, com a respetiva valoração de 40%, 20%, 10% e 30%.

Composição do Júri de Seleção:
Presidente - Amelia Maria Lopes Dias Da Silva
Vogal - Isabel O Neill De Mascarenhas Gaivão
Vogal - Dario Joaquim Simões Loureiro Dos Santos

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada Nota Final afixada no(a) http://www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/candidaturas (Página Campus Online da UTAD), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.
Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 02-12-2020 a 16-12-2020.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico e Carta de motivação.
A candidatura deverá ser efetuada através da Página do Campus Online da UTAD, na secção de Bolsas de Investigação, seguindo as seguintes indicações:

  • Aceder à Página do Campus Online da UTAD: www.campus.utad.pt e selecionar a opção Bolsas de Investigação. Ou aceder diretamente a www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/lista.
  • Selecionar a bolsa à qual se pretende candidatar.
  • Ao selecionar a opção “Candidatar” será reencaminhado para a página de candidatura na qual deverá preencher e submeter o respetivo formulário.

O/a candidato/a tem direito a igualdade de oportunidades e de tratamento, não podendo ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a, privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.


Esta é uma versão-cópia do edital do concurso, para verificar o texto integral, por favor faça Download do Edital

Candidatar Download Edital