Bolsas de investigação pós-doutoral — Atividades de I&D a realizar por doutorados (BIPD/UTAD/1/2020)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsas de investigação pós-doutoral — Atividades de I&D a realizar por doutorados no âmbito do projeto/instituição de I&D Centro de Investigação e Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas, BIPD/UTAD/1/2020, financiado por Projeto/instituição de I&D SafeNPest - Síntese e Segurança Ambiental de Nanopesticidas (Synthesis and Environmental Safety of Nanopesticides), BIM/UTAD/13/2019, financiado por POCI-01-0145-FEDER-029343, suportado pelos orçamentos do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização na sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na sua componente OE, nas seguintes condições:

Biological Sciences

1 .º - Doutoramento na área de Biologia ou de Bioquímica *
2 .º - Experiência documentada/comprovada de investigação com modelos biológicos para avaliação de toxicológica de poluentes ambientais e repercussões na saúde *
3 .º - Participação como autor ou coautor em publicações científicas em revistas internacionais com revisão por pares nas áreas afins do plano de trabalhos *
4 .º - Bom domínio da língua inglesa *
5 .º - Disponibilidade imediata *
6 .º - Envio de documentação (curriculum vitae, certificados de habilitações, carta de motivação) *
7 .º - Disponibilidade para mobilidade periódica à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Instituição proponente do projeto) *
8 .º - Fatores de valorização na avaliação da experiência profissional: experiência no uso de modelos biológicos para estudos de toxicologia; experiência na utilização de nanomateriais; experiência com pesticidas e efeitos toxicológicos; experiência em medição de atividades enzimáticas; experiência na avaliação de efeitos genotóxicos; conhecimentos de biologia molecular e bioinformática; publicações e participação em projetos de investigação nas áreas do plano de trabalhos.

1 .º - As tarefas a desenvolver compreendem:
2 .º - 1) Cultura e manuseamento de células, para avaliação de viabilidade /toxicidade de pesticidas e de nanopartículas (NPs), contendo pesticidas e vazia, utilizando: i) indicadores metabólicos, ii) testes de integridade de membrana, iii) teste de medição da atividade de enzimas libertadas pela lise celular (e.g. Lactato desidrogenase);
3 .º - 2) Determinação de valores de IC50 e de níveis de segurança;
4 .º - 3) Avaliação da ação das NPs, e seus componentes, bem como dos pesticidas isolados, na modulação da atividade enzimática antioxidante celular, pela medição da atividade de enzimas antioxidantes (e.g. superóxido dismutase, catalase).
5 .º - 4) Avaliação da ação das NPs e seus componentes no stresse oxidativo celular e na apoptose celular utilizando: i) imunocitoquímica; ii) western blot e, iii) citometria de fluxo;
6 .º - 5) Deteção de potencial genotóxico, avaliado pelo dano no DNA com recurso a sondas fluorescentes específicas, bem como por eletroforese unicelular (Comet-assay);
7 .º - 6) Análise de dados, tratamento estatístico e redação de relatórios.

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo D.L. 123/2019 de 28 Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e pelo Regulamento Nº 950/2019, publicado na II Série do Diário da República de 16 de Dezembro de 2019, e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho na sua redação atual

O trabalho será desenvolvido no(a) Laboratório de Bioquímica e Biologia Celular, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Amelia Maria Lopes Dias Da Silva.

O trabalho terá coorientação científica de Tatiana Andreani.

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Janeiro de 2021.

O montante da bolsa corresponde a €1616, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular, Experiência demonstrada na área, Carta de motivação e Entrevista, com a respetiva valoração de 40%, 20%, 10% e 30%.

Presidente - Amelia Maria Lopes Dias Da Silva
Vogal - Isabel O Neill De Mascarenhas Gaivão
Vogal - Dario Joaquim Simões Loureiro Dos Santos

O concurso encontra-se aberto no período de 02-12-2020 a 16-12-2020.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico e Carta de motivação.