Bolsas de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de mestrado, mestrado integrado (BI/UTAD/19/2021)

(3 vagas)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 3 Bolsass de investigação — Atividades de I&D a realizar por estudantes de mestrado, mestrado integrado no âmbito do projeto/instituição de I&D Projeto SMARTCUT - Diagnóstico e Manutenção Remota e Simuladores para Formação de operação e manutenção de Máquinas Florestais, operação POCI-01-0247-FEDER-048183, BI/UTAD/19/2021, financiado por financiados pelos FEEI, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, nas seguintes condições:

Computer Science

1 .º - Ser detentor de Licenciatura em Informática, Engenharia Informática, Multimédia ou áreas afins *
2 .º - Ter experiência comprovada na utilização de motores de jogos nomeadamente em UNITY 3D
3 .º - Ter Experiência no desenvolvimento de aplicações de realidade virtual
4 .º - Estar em processo de inscrição ou ter inscrição efetuada em 2º ciclo na área da Engenharia informática ou áreas afins *
5 .º - Cumprir com o disposto no Regulamento nº950/2019 - Regulamento de Bolsas da FCT *

1 .º - Levantamento e delimitação de requisitos
2 .º - Desenvolvimento de ferramenta de autoria para simulador 3D
3 .º - Construção do simulador 3D para treino de operação
4 .º - Construção do simulador 3D para manutenção
5 .º - Avaliação usabilidade e desempenho dos simuladores 3D
6 .º - Disseminação e Divulgação dos Resultados

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo D.L. 123/2019 de 28 Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e pelo Regulamento Nº 950/2019, publicado na II Série do Diário da República de 16 de Dezembro de 2019, e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho na sua redação atual

O trabalho será desenvolvido no(a) O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Realidade Virtual MASSIVE, localizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Maximino Esteves Correia Bessa.

O trabalho terá coorientação científica de Luís Filipe Leite Barbosa.

A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em Julho de 2021. OO contrato de bolsa poderá ser renovado, sendo que a duração total não poderá exceder os 24 meses.

O montante da bolsa corresponde a €835,98, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Currículo, Domínio científico, Experiência e Entrevista, com a respetiva valoração de 30%, 25%, 20% e 25%.

Presidente - Maximino Esteves Correia Bessa
Vogal - Miguel Angelo Correia De Melo
Vogal - Luis Filipe Leite Barbosa
Vogal - Eurico Vasco Ferreira Amorim

O concurso encontra-se aberto no período de 28-05-2021 a 14-06-2021.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico, Carta de motivação e Comprovativos dos requisitos solicitados.