Bolsa de Investigação para Licenciados (BIL/UTAD/26/2018)

Bolsa de Investigação para Licenciados

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Licenciados no âmbito do projeto/instituição de I&D Projeto Segurança & Qualidade dos Produtos Cárneos Transformados, BIL/UTAD/26/2018, financiado por PDR 2020 – 1.0.1 – FEADER -03135. Financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e pelo Estado Português no âmbito da Ação 1.1 «Grupos Operacionais», integrada na Medida 1. «Inovação» do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural do Continente., nas seguintes condições:

Animal Science and Veterinarian Sciences

1 .º - Formação preferencial na área alimentar (ciência ou engenharia alimentar). Poder-se-ão considerar candidatos com outras formações de base desde que cumpram os critérios 2,3 e 4. *
2 .º - Ter alguma experiência em estudos de produtos cárneos, em particular produtos secos curados *
3 .º - Conhecimentos e experiência com microbiologia e fabrico experimental de produtos cárneos secos curados/fermentados
4 .º - Conhecimentos em análise sensorial, particularmente com testes com consumidores.

1 .º - i. Na fase 1 do projeto serão realizadas análises microbiológicas a produtos provenientes dos campos de ensaio, tratando-se maioritariamente de pequenos produtores, essa produção é sazonal, estando limitados aos meses de outono e inverno
2 .º - ii. Na fase 2 do projeto serão realizados testes de desafio para avaliar o comportamento de Salmonela spp., Listeria monocytogenes e Clostridum sporogenes em enchidos tradicionais sem nitrificantes e estudar o efeito de ingredientes utilizados no fabrico e implicações nas características sensoriais.
3 .º - iii. Na fase 3 do projeto estudar-se-á o feito da redução ou eliminação da fumagem em Salmonela spp., Listeria monocytogenes, Clostridum sporogenes e bolores deteriorativos em enchidos tradicionais e avaliar-se-á as implicações nas características sensoriais

O trabalho será desenvolvido no(a) UTAD, Laboratório de Tecnologia e Qualidade e Segurança Alimentar - Blocos Laboratoriais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Luis Avelino da Silva Coutinho Patarata.

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Setembro de 2018. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 10 meses.

O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Classificação final de licenciatura, Experiência prévia na indústria ou investigação com produtos cárneos curados ou fermentados, Entrevista e Mestrado ou frequência de Mestrado na área Alimentar, com a respetiva valoração de 40%, 20%, 20% e 20%.

Presidente - Luis Avelino Da Silva Coutinho Patarata
Vogal - José António De Oliveira E Silva
Vogal - Alexandra Sofia Miguens Fidalgo Esteves

O concurso encontra-se aberto no período de 13-08-2018 a 27-08-2018.