Bolsa de Investigação para Mestres (BIM/UTAD/15/2018)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito do projeto/instituição de I&D Projeto INTERACT - Integrative Reserarch in Environment, Agro-Chains and Technology, linha BEST, BIM/UTAD/15/2018, financiado por Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020, nas seguintes condições:

Ethics in health sciences

1 .º - Mestrado em Engenharia do Ambiente, Ecologia Aplicada, Biologia ou áreas afins *
2 .º - Experiência em monitorização de ecossistemas aquáticos, nomeadamente em bio-indicadores, nomeadamente macroinvertebrados e peixes *
3 .º - Experiência em métodos de caracterização de habitat, designadamente River Habitat Survey *

1 .º - O trabalho será focalizado na definição de programas de avaliação biológica da qualidade da água (com ênfase em bioindicadores baseados em comunidades de macroinvertebrados bentónicos e piscícolas) em ecossistemas aquáticos e na participação em planos de restauração de habitats e controle da erosão em sistemas degradados pela ação agroflorestal (com incidência em fogos florestais) e melhoria da conetividade fluvial. Estes dados já foram colhidos em cursos de água do norte do país, mas interessa

O trabalho será desenvolvido no(a) Laboratório de Ecologia Fluvial-UTAD da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Rui Manuel Vitor Cortes.

O trabalho terá coorientação científica de Simone Graça Pinto Varandas.

A bolsa terá a duração de 9 meses, com início previsto em Maio de 2018. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 9 meses.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular e Motivação para o trabalho na área, com a respetiva valoração de 80% e 20%.

Presidente - Rui Manuel Vitor Cortes
Vogal - Simone Da Graça Pinto Varandas
Vogal - Luis Filipe Sanches Fernandes

O concurso encontra-se aberto no período de 09-05-2018 a 22-05-2018.