Bolsa de Investigação para Mestres (BIM/UTAD/17/2018)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito do projeto/instituição de I&D Centro de Investigação e Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas, BIM/UTAD/17/2018, financiado por Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do POCI (ref. POCI-01-0145-FEDER-006958) e fundos nacionais através da FCT (projeto UID/AGR/04033), nas seguintes condições:

Environmental science

1 .º - Mestrado em Ciências Ambientais, Biologia, Ciências Florestais e Agronómicas ou áreas semelhantes *
2 .º - Conhecimentos avançados em Ecologia, com relevância para Ecologia Aquática
3 .º - Experiência na participação de projetos nacionais na área da monitorização de recursos hídricos no âmbito da Diretiva Quadro da Água e em atividades de restauração de sistemas aquáticos

1 .º - As atividades a realizar terão lugar no LEF (Laboratório de Ecologia Fluvial) ou em outros laboratórios cuja investigação esteja associada ao CITAB. O trabalho será dedicado à implementação de programas de avaliação biológica da qualidade da água (com ênfase em comunidades bentónicas e comunidades piscícolas) e seguimento de medidas de compensação e atividades de restauração fluvial, ou relacionadas com a recuperação dos ecossistemas aquáticos e sua sustentabilidade.
2 .º - O bolseiro irá participar no trabalho de campo para colheita de dados, processamento laboratorial das amostras biológicas e respetivo tratamento de dados. Potencialmente participará em apresentações científicas, elaboração de relatórios técnicos e publicações científicas, além de reuniões de projeto.
3 .º - O bolseiro terá também um papel relevante para a promoção da colaboração científica entre os membros do CITAB.

O trabalho será desenvolvido no(a) LEF (Laboratório de Ecologia Fluvial) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Rui Manuel Vitor Cortes.

O trabalho terá coorientação científica de Simone da Graça Pinto Varandas e Luis Filipe Sanches Fernandes.

A bolsa terá a duração de 7 meses, com início previsto em Maio de 2018. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 7 meses.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular e Experiência profissional na área, com a respetiva valoração de 40% e 60%.

Presidente - Rui Manuel Vitor Cortes
Vogal - Simone Da Graça Pinto Varandas
Vogal - Luis Filipe Sanches Fernandes

O concurso encontra-se aberto no período de 09-05-2018 a 22-05-2018.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado do candidato [com indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão ou outro documento de identificação, nº de identificação fiscal (NIF), data de nascimento, contacto telefónico e endereço de correio eletrónico], Cópia do Cartão de Cidadão ou outro documento de identificação válido (caso não seja cidadão nacional, deve ser apresentada cópia dos documentos de viagem válidos, passaporte e visto), Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Carta de motivação do candidato e Outros documentos que o candidato considere relevantes para a apreciação da sua candidatura (facultivo).