Bolsa de Pós-Doutoramento (BPD/UTAD/6/2018)

Bolsa de Pós-Doutoramento

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto/instituição de I&D Projeto de I&D Interact - Integrative Research in Environment, Agro-Chain and Technology, n.º da operação NORTE-01-0145-FEDER-000017, na sua linha de investigação intitulada Innovation for Sustainable Agro-food Chains - ISAC, BPD/UTAD/6/2018, financiado por co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020), nas seguintes condições:

Biological Sciences

1 .º - Doutoramento em Ciências Biológicas, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas ou áreas afins *
2 .º - Disponibilidade imediata. *
3 .º - Experiência no uso de linhas celulares (animais e humanas). *
4 .º - Experiência em biologia molecular nas técnicas de Western Blot e PCR. *
5 .º - Bom domínio falado e escrito da língua inglesa.
6 .º - Experiência com modelos in vivo de doenças como a esteatose hepática, diabetes tipo 2, cancro (fígado ou cólon) ou isquémia cardíaca.
7 .º - Experiência no uso do ensaio cometa.

1 .º - O bolseiro será integrado na equipa do Polo Universidade do Minho, Braga, do subprojecto de investigação intitulado “Bioactives from vegetable crops, MAPs and natural co-products” (enquadrado no projeto INTERACT - Integrative Research in Environment, Agro-Chain and Technology, n.º da operação NORTE-01-0145-FEDER-000017, e na linha de investigação intitulada Innovation for Sustainable Agro-food Chains – ISAC), cujo objectivo consiste na caracterização molecular de mecanismos de ação de compostos
2 .º - - Estudo de efeitos metabólicos e despistagem de actividades antioxidantes e anti-genotóxicas.
3 .º - - Estudo de bioactividades em modelos celulares e animais, nomeadamente avaliação do potencial na prevenção da esteatose hepática e de efeitos anti-cancerígenos, anti-inflamatórios ou cardioprotetores, usando modelos celulares e/ou animais.
4 .º - - Estudos celulares da modulação de vias de sinalização relevantes para as actividades acima descritas.
5 .º - - Estudo dos efeitos dos compostos selecionados em combinação com fármacos relevantes.
6 .º - - Elaborar relatórios de progresso, ou outras publicações para publicação e disseminação em congressos científicos e revistas da especialidade.
7 .º - - Coorientar alunos e jovens investigadores que venham a estar envolvidos no plano de trabalhos.
8 .º - - Participar na organização de workshops ou cursos avançados no âmbito do projeto.

O trabalho será desenvolvido no(a) Departamento de Biologia da Universidade do Minho da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Carlos Alberto E Silva Venâncio.

O trabalho terá coorientação científica de Cristina Pereira-Wilson.

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Junho de 2018. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.

O montante da bolsa corresponde a €1495, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Os candidatos serão seleccionados com base na carta de motivação e na avaliação documental do Curriculum Vitae onde deve constar o link URL para artigos publicados e indicação do contacto de pessoas que possam referenciar o candidato. A classificação será obtida aplicando os seguintes critérios: a) Experiência de investigação nas áreas definidas no plano de trabalhos avaliada pelo título e conteúdo da tese de doutoramento e de outros trabalhos publicados em revistas científicas JCR (máximo de 30 pontos) com aplicação dos factores de ponderação tendo em consideração o ranking da revista (3 para Q1, 2 para Q2, 1 para Q3 e 0.5 para Q4 ou outro) e a posição do autor (1,0 para primeiro autor e 0,2 para outras posições)- máximo de 60 pontos;, b) Produtividade científica, baseada no número de artigos JCR e aplicando factores de ponderação tendo em consideração o ranking da revista (3 para Q1, 2 para Q2, 1 para Q3 e 0.5 para Q4 ou outro) e a posição do autor (1,0 para primeiro autor e 0,2 para outras posições) - máximo de 30 pontos; e c) Carta de motivação e informação de referenciação – 10 pontos, com a respetiva valoração de 60%, 30% e 10%.

Presidente - Carlos Alberto E Silva Venâncio
Vogal - Amelia Maria Lopes Dias Da Silva
Vogal - Henrique Manuel Da Fonseca Trindade

O concurso encontra-se aberto no período de 21-05-2018 a 04-06-2018.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico e Carta de motivação..