Bolsa de Investigação para Mestres (BIM/UTAD/24/2018)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito do projeto/instituição de I&D Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina nigrithorax (Vespa velutina) na produção apícola, BIM/UTAD/24/2018, financiado por Financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e pelo Estado Português no âmbito da Ação 1.1 «Grupos Operacionais», integrada na Medida 1. «Inovação» do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, nas seguintes condições:

Agricultural Sciences

1 .º - Licenciatura e Mestrado em Engenharia Florestal *
2 .º - Formação e experiência em sistemas de informação geográfica
3 .º - Conhecimentos e experiência de investigação na área do projecto *
4 .º - Conhecimentos e experiência na produção de cartografia digital temática
5 .º - Conhecimento e experiência com programas (software) SIG (proprietário e código aberto)
6 .º - Conhecimento e experiência com projectos SIG Online (proprietário e código aberto)
7 .º - Experiência em recolha de dados via internet e por inquérito
8 .º - Conhecer bem o Norte de Portugal, em particular os Concelhos mais afectados pela espécie
9 .º - Domínio de técnicas de análise qualitativa e quantitativa
10 .º - Disponibilidade para trabalho de campo (observação-participante, inquéritos e entrevistas) e realização de sessões de trabalho no âmbito do projecto SIG, tanto Desktop como Online
11 .º - Capacidade de trabalho autónomo e também num ambiente colaborativo
12 .º - Domínio da língua Portuguesa, Espanhola e Inglesa e capacidade de comunicação e motivação
13 .º - Capacidade para integração em equipa multidisciplinar de investigadores da UTAD

1 .º - Actualizar os projectos SIG referentes aos vários Concelhos relativamente ao registo anterior de ninhos de vespa
2 .º - Fazer trabalho de campo e analisar a situação actual dos apiários em estudo
3 .º - Desenvolver projectos SIG Online para disponibilização e recolha de dados
4 .º - Acompanhar as equipas que andarem em trabalho de campo e georreferenciar novos ninhos
5 .º - Preparar um plano estratégico, de comunicação e formação relativamente á consulta e á actualização da base de dados SIG, á distância
6 .º - Colaborar na organização de seminários e de encontros científicos
7 .º - Revisão de literatura científica no âmbito da temática do projecto
8 .º - Apoio à construção de bases de dados
9 .º - Tratamento de dados qualitativos e quantitativos
10 .º - Elaboração de relatórios de progresso e preparação de resultados para publicação e disseminação
11 .º - Concepção, redacção e formatação de documentos técnicos e publicações científicas do projeto em língua portuguesa, espanhola e inglesa
12 .º - Colaboração na apresentação de resultados e partilha de informação

O trabalho será desenvolvido no(a) CIFAP-ECAV da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) José Tadeu Marques Aranha.

O trabalho terá coorientação científica de Paula Maria Seixas de Oliveira e Paulo António Russo Almeida.

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Junho de 2018. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 36 meses.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular, Conhecimentos e Motivação para o trabalho na área, Prova de Avaliação de Conhecimentos Teóricos e Práticos e Entrevista, com a respetiva valoração de 30%, 20%, 40% e 10%.

Presidente - José Tadeu Marques Aranha
Vogal - Paula Maria Seixas Oliveira
Vogal - Paulo António Russo Almeida

O concurso encontra-se aberto no período de 05-06-2018 a 18-06-2018.