Bolsa de Investigação para Mestres (BIM/UTAD/30/2018)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito do projeto/instituição de I&D Projeto de I&D Interact – Integrative Research in Environment, Agro-Chain and Tecnhology, no da operação NORTE-01-0145-FEDER-000017, na sua linha de investigação intitulada Innovation for Sustainable Agro-food Chains – ISAC, BIM/UTAD/30/2018, financiado por co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020), nas seguintes condições:

Biological Sciences

1 .º - Possuir o grau de Mestre em Bioquímica (preferência), Biologia, Biotecnologia, ou áreas afins *
2 .º - Ter classificação final de Mestrado igual ou superior a 16 valores (escala de 0 a 20). *
3 .º - Deve ter experiência demonstrada nas áreas do plano de trabalhos. *
4 .º - Deve ter disponibilidade imediata *
5 .º - Envio de documentação (curriculum vitae, certificados de habilitações, carta de motivação) *
6 .º - Bom domínio falado e escrito da língua inglesa. *

1 .º - O bolseiro será integrado no subprojecto de investigação intitulado “Bioactives from vegetable crops, MAPs and natural co-products” (enquadrado no projeto INTERACT - Integrative Research in Environment, Agro-Chain and Technology, n.º da operação NORTE-01-0145-FEDER-000017, e na linha de investigação intitulada Innovation for Sustainable Agro-food Chains – ISAC), cujo objetivo consiste na caracterização molecular de mecanismos de ação de compostos de plantas medicinais ou alimentares selecionadas
2 .º - O trabalho a realizar centra-se no âmbito de “Compostos bioativos de legumes, plantas aromáticas e medicinais e co-produtos naturais” com o objetivo de avaliar o seu efeito benéfico na saúde. As tarefas a desenvolver compreendem:
3 .º - 1) preparação de extratos de várias plantas já colhidas;
4 .º - 2) análise e processamento de extratos já obtidos e acondicionados, nomeadamente análise dos extratos por HPLC e interpretação dos resultados,
5 .º - 3) testes colorimétricos in vitro para avaliação de várias bioatividades (antioxidante, anti-radicalar, ensaios enzimáticos);
6 .º - 4) ensaios usando modelos in vitro (ensaios em linhas celulares); de forma a determinar a ação dos componentes das plantas a nível molecular, através das seguintes metodologias: culturas in vitro de células, western blot, citometria de fluxo, ensaios de viabilidade e toxicidade, imunocitoquimica.
7 .º - 5) Participar na análise de dados já obtidos e na escrita de trabalhos para publicação
8 .º - 6) Participar na elaboraçao do relatórios de progresso (final) do projeto

O trabalho será desenvolvido no(a) UTAD (Departamento de Biologia e Ambiente, Laboratório de Biologia e Bioquímica Celular; CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Amelia Maria Lopes Dias Da Silva.

O trabalho terá coorientação científica de Henrique Manuel Da Fonseca Trindade.

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Setembro de 2018. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 6 meses.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação currícular, Experiência demonstrada na área, Carta de motivação e Entrevista, com a respetiva valoração de 40%, 20%, 10% e 30%.

Presidente - Amelia Maria Lopes Dias Da Silva
Vogal - Henrique Manuel Da Fonseca Trindade
Vogal - Carlos Alberto E Silva Venâncio

O concurso encontra-se aberto no período de 13-08-2018 a 27-08-2018.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico e Carta de motivação.