Bolsa de Investigação para Mestres (BIM/UTAD/33/2018)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito do projeto/instituição de I&D Projeto de I&D PLATAFORMA DE INOVAÇÃO DA VINHA E DO VINHO - INNOVINE&WINE, BIM/UTAD/33/2018, financiado por Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020), nas seguintes condições:

Chemistry

1 .º - Mestrado em Bioquímica, Enologia, Engenharia Alimentar, Ciências Biológicas ou áreas afins;*;
2 .º - Experiência em investigação;*;
3 .º - Disponibilidade imediata;
4 .º - Experiência em investigação nas áreas definidas no plano de trabalhos;
5 .º - Excelentes conhecimentos da língua inglesa escrita e falada e facilidade de comunicação
6 .º - Dinamismo, espírito de equipa, elevado sentido de responsabilidade, organização e método
7 .º - Posse de carta de condução;

1 .º - O plano de trabalhos envolve a elaboração dos vinhos, ensaios de estabilização e de envelhecimento incluindo a determinação de polifenóis (antocianinas, flavanóis, flavonóis, ácidos fenólicos), compostos voláteis, catiões metálicos, açúcares, proteínas e ácidos orgânicos.; Entre as técnicas laboratoriais de análise a ser utilizadas incluem-se a cromatografia líquida (HPLC), a microextracção em fase sólida (SPME), a cromatografia em fase gasosa-espectrometria de massa (GC-MS), a espectrofotometri

O trabalho será desenvolvido no(a) Centro de Quimica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Maria Fernanda Gil Cosme Martins.

A bolsa terá a duração de 7 meses, com início previsto em Setembro de 2018. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 7 meses.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular, Experiência prévia em área de investigação relacionada com o presente projeto e Classificação do mestrado, com a respetiva valoração, com a respetiva valoração de 35%, 35% e 30%.

Presidente - Maria Fernanda Gil Cosme Martins
Vogal - José António De Oliveira E Silva
Vogal - José Luis Penetra Cerveira Louzada

O concurso encontra-se aberto no período de 05-09-2018 a 18-09-2018.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico e Carta de Motivação e Carta de Recomendação.