Bolsa de Investigação para Mestres (BIM/UTAD/36/2018)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito do projeto/instituição de I&D Projeto ALICE - Improving the Managment of Atlantic Landscapes: Accouting for Biodiversity and Ecosystem Services, BIM/UTAD/36/2018, financiado por Espaço Atlântico: financed by European Regional Development Fund (ERDF) through INTERREG Atlantic Area 2020 Transnational Cooperation Programme”, nas seguintes condições:

Environmental science

1 .º - Mestrado. em Engenharia do Ambiente, Biologia, Ciências Agroflorestais ou áreas científicas similares *
2 .º - Experiência em modelação ecológica e/ou hidrológica, impactes de qualidade da água em linhas de água *
3 .º - Conhecimentos em sistemas de informação geográfica *
4 .º - Experiência em análise estatística de dados
5 .º - Domínio da língua inglesa falada e escrita *

1 .º - O candidato selecionado participará ativamente nas tarefas definidas no projeto INTERREG ALICE - “Improving the management of Atlantic Landscapes: accounting for bIodiversity and eCosystem sErvices”. Este projeto avaliará como as infra-estruturas azuis e verdes podem contribuir para o cumprimento das metas da UE para a biodiversidade na paisagem costeira e terrestre do Atlântico.;
2 .º - Com base em quatro locais de estudo de casos europeus, o ALICE desenvolverá uma metodologia comum que reconhece o caráter socioeconómico dos locais e ajudará a transformar o modo como os atores regionais e locais gerem os recursos naturais na região do Atlântico.;
3 .º - O Caso de estudo Português é a bacia do Rio Paiva. O ALICE contribuirá para uma gestão mais sustentável da paisagem, garantindo a conservação da biodiversidade e o fornecimento de serviços ecossistémicos.;
4 .º - O candidato trabalhará nas diversas tarefas do projeto, incluindo gabinete, laboratório e trabalho de campo, mas dedicará a maior parte do tempo no desenvolvimento de modelos biofísicos que ligam o estudo de caso a ambientes costeiros e ribeirinhos e cenários de teste para avaliar os impactos nos componentes do ecossistema alvo.

O trabalho será desenvolvido no(a) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, CITAB, localizado em Vila Real, Portugal, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Edna Carla Janeiro Cabecinha Da Câmara Sampaio.

O trabalho terá coorientação científica de Rui Manuel Vitor Cortes e Mario Gabriel Santiago dos Santos.

A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Setembro de 2018. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 14 meses.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Curriculum Vitae, Experiência de investigação nas áreas científicas do plano de trabalho e Entrevista, com a respetiva valoração de 50%, 20% e 30%.

Presidente - Edna Carla Janeiro Cabecinha Da Câmara Sampaio
Vogal - Rui Manuel Vitor Cortes
Vogal - Mario Gabriel Santiago Dos Santos

O concurso encontra-se aberto no período de 05-09-2018 a 18-09-2018.