Bolsa de Investigação para Mestres (BIM/UTAD/54/2018)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito do projeto/instituição de I&D BioCombus II, BIM/UTAD/54/2018, financiado por Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, nas seguintes condições:

Engineering

1 .º - Licenciatura e mestrado em Engenharia Mecânica ou mestrado integrado em Engenharia Mecânica. *
2 .º - Conhecimento em solidwork (3D e 2D) *
3 .º - Conhecimento em Autocad *
4 .º - Conhecimento em sistemas pneumáticos e hidráulicos *
5 .º - Conhecimento Ferramentas office
6 .º - Experiência em metalomecânica

1 .º - Pretende-se que o(a) Bolseiro(a) desempenhe as actividades que lhe estão atribuídas no projecto (de acordo com plano de trabalhos) e sobretudo seja o elemento de ligação entre os co-promotores (UTAD e ARCEN). O local de trabalho será repartido entre os promotores (UTAD e Arcen).
2 .º - De acordo com as actividades definidas no projecto o plano de trabalho inclui a realização de pesquisa (estado da arte) de sistemas de automação específicos e acompanhamento do estudo de optimização do módulo de mistura e formação de pellets. Na fase de automação desta solução será realizada recolha de dados sobre processos de mistura e misturadoras e será feito o acompanhamento do estudo de optimização.
3 .º - Coligir informação e tratamento de dados obtidos nas actividades anteriores. Acompanhamento do estudo e do desenvolvimento dos processos de dosificação, de transporte de materiais, de pesagem e de ensacagem de pellets.
4 .º - Pesquisa sobre módulos de ensacagem (controlo de humidade e redução de "finos") Acompanhamento do estudo e da optimização do processo de automação nos módulos de dosificação e de stock e ensacagem. Avaliação de sistemas de controlo de qualidade de pellets (características, exigências e normativas).
5 .º - Acompanhamento da produção do protótipo (mód. dosificação, mód. stock e ensacagem; automação e montagem geral da linha de produção).

O trabalho será desenvolvido no(a) UTAD/ARCEN da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) João Carlos Almeida Ribeiro Claro.

O trabalho terá coorientação científica de António Luís Gomes Valente.

A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Dezembro de 2018.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Análise curricular, Experiência na área e Disponibilidade imediata, com a respetiva valoração de 40%, 40% e 20%.

Presidente - João Carlos Almeida Ribeiro Claro
Vogal - António Luis Gomes Valente
Vogal - José Alcides Silvestre Peres

O concurso encontra-se aberto no período de 19-11-2018 a 30-11-2018.