Bolsa de Investigação para Licenciados (BIL/UTAD/33/2018)

Bolsa de Investigação para Licenciados

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Licenciados no âmbito do projeto/instituição de I&D Apis Cibus - A alimentação artificial para abelhas: rastreio da qualidade, digestibilidade e impacto nas colonias / LabApis, BIL/UTAD/33/2018, financiado por IFAP, nas seguintes condições:

Animal Science and Veterinarian Sciences

1 .º - Ser detentor de grau de licenciatura ou superior, preferencialmente em ciências agrárias. *
2 .º - Ter obtido aprovação a unidade curricular de Apicultura (de licenciatura ou mestrado) *
3 .º - Ter experiência efetiva no maneio apícola de pelo menos 3 anos, que lhe permita ter autonomia neste âmbito *
4 .º - Ter disponibilidade para horário flexível inclusive ao fim de semana. *
5 .º - Ter experiência em ambiente de investigação laboratorial designadamente no uso de microscópio em diagnósticos de nosema e identificação de grãos de pólen
6 .º - Ter experiência com software de análise de imagem
7 .º - Ter robustez física capaz de movimentar colónias de abelhas com 40 ou mais kg. *
8 .º - Ser capaz de criar rainhas de forma autónoma *
9 .º - Não ter medo e/ou ser alérgico a abelhas, deficiência visual e/ou física que impeça a realização das tarefas. *

1 .º - O bolseiro terá a responsabilidade de realizar os trabalhos seguintes, sozinho ou ajudado pelos membros da equipa de projeto: • Participar nos ensaios Iaboratoriais de avaliação do potencial nutritivo de diversos produtos alimentares comercializados como substitutos/ suplementos de pólen e do mel, medindo a longevidade de abelhas mantidas em condições padronizadas
2 .º - • Limpeza da área e maneio de apiário experimental com 30 colónias
3 .º - • Plantação de flora apícola
4 .º - • Padronização de colónias de abelhas
5 .º - • Maneio de manutenção do apiário ao longo do ano
6 .º - • Criação de rainhas
7 .º - • Avaliação periódica (mensal) da evolução do desempenho de 30 colónias: 1. Peso global da colónia; 2. Peso médio por abelha; 3. Estimativa por análise de imagem da área de postura, produção de mel e pólen; 4. Compacidade de postura por análise de imagem; 5. Avaliação do estado sanitário medindo o nível de infestação de varroa e nosemose; 6. Produções (mel, pólen e eventuais enxames); 7. Avaliação económica do estudo.
8 .º - • Elaboração e colocação de armadilhas de monitorização e combate à Vespa velutina
9 .º - • Outras tarefas que venham a mostrar-se necessárias para alcançar os objetivos do projeto APisCibus.

O trabalho será desenvolvido no(a) LabApis da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Paulo António Russo Almeida.

A bolsa terá a duração de 8 meses, com início previsto em Novembro de 2018.

O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular, Experiência em Apicultura, Experiência laboratorial e Entrevista, com a respetiva valoração de 30%, 20%, 20% e 30%.

Presidente - Paulo António Russo Almeida
Vogal - Maria Teresa Rangel Figueiredo
Vogal - Angela Maria Ferreira Martins

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada Alfabeticamente afixada no(a) http://www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/candidaturas (Página Campus Online da UTAD), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

O concurso encontra-se aberto no período de 22-10-2018 a 05-11-2018.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico e Comprovativo de ter obtido aprovação a pelo menos uma unidade curricular de Apicultura (de licenciatura ou mestrado).