Bolsa de Investigação para Licenciados (BIL/UTAD/33/2018)

Bolsa de Investigação para Licenciados
(1 vaga)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Licenciados no âmbito do projeto/instituição de I&D Apis Cibus - A alimentação artificial para abelhas: rastreio da qualidade, digestibilidade e impacto nas colonias / LabApis, BIL/UTAD/33/2018, financiado por IFAP, nas seguintes condições:

Área Científica:
Animal Science and Veterinarian Sciences

Requisitos de admissão:
1 .º - Ser detentor de grau de licenciatura ou superior, preferencialmente em ciências agrárias. *
2 .º - Ter obtido aprovação a unidade curricular de Apicultura (de licenciatura ou mestrado) *
3 .º - Ter experiência efetiva no maneio apícola de pelo menos 3 anos, que lhe permita ter autonomia neste âmbito *
4 .º - Ter disponibilidade para horário flexível inclusive ao fim de semana. *
5 .º - Ter experiência em ambiente de investigação laboratorial designadamente no uso de microscópio em diagnósticos de nosema e identificação de grãos de pólen
6 .º - Ter experiência com software de análise de imagem
7 .º - Ter robustez física capaz de movimentar colónias de abelhas com 40 ou mais kg. *
8 .º - Ser capaz de criar rainhas de forma autónoma *
9 .º - Não ter medo e/ou ser alérgico a abelhas, deficiência visual e/ou física que impeça a realização das tarefas. *
* fator eliminatório

Plano de trabalhos:
1 .º - O bolseiro terá a responsabilidade de realizar os trabalhos seguintes, sozinho ou ajudado pelos membros da equipa de projeto: • Participar nos ensaios Iaboratoriais de avaliação do potencial nutritivo de diversos produtos alimentares comercializados como substitutos/ suplementos de pólen e do mel, medindo a longevidade de abelhas mantidas em condições padronizadas
2 .º - • Limpeza da área e maneio de apiário experimental com 30 colónias
3 .º - • Plantação de flora apícola
4 .º - • Padronização de colónias de abelhas
5 .º - • Maneio de manutenção do apiário ao longo do ano
6 .º - • Criação de rainhas
7 .º - • Avaliação periódica (mensal) da evolução do desempenho de 30 colónias: 1. Peso global da colónia; 2. Peso médio por abelha; 3. Estimativa por análise de imagem da área de postura, produção de mel e pólen; 4. Compacidade de postura por análise de imagem; 5. Avaliação do estado sanitário medindo o nível de infestação de varroa e nosemose; 6. Produções (mel, pólen e eventuais enxames); 7. Avaliação económica do estudo.
8 .º - • Elaboração e colocação de armadilhas de monitorização e combate à Vespa velutina
9 .º - • Outras tarefas que venham a mostrar-se necessárias para alcançar os objetivos do projeto APisCibus.

Legislação e regulamentação aplicável:
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013 e alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho.

Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no(a) LabApis da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Paulo António Russo Almeida.

Duração da (s) bolsa (s):
A bolsa terá a duração de 8 meses, com início previsto em Novembro de 2018.

Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular, Experiência em Apicultura, Experiência laboratorial e Entrevista, com a respetiva valoração de 30%, 20%, 20% e 30%.

Composição do Júri de Seleção:
Presidente - Paulo António Russo Almeida
Vogal - Maria Teresa Rangel Figueiredo
Vogal - Angela Maria Ferreira Martins

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada Alfabeticamente afixada no(a) http://www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/candidaturas (Página Campus Online da UTAD), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.
Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 22-10-2018 a 05-11-2018.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico e Comprovativo de ter obtido aprovação a pelo menos uma unidade curricular de Apicultura (de licenciatura ou mestrado).
A candidatura deverá ser efetuada através da Página do Campus Online da UTAD, na secção de Bolsas de Investigação, seguindo as seguintes indicações:

  • Aceder à Página do Campus Online da UTAD: www.campus.utad.pt e selecionar a opção Bolsas de Investigação. Ou aceder diretamente a www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/lista.
  • Selecionar a bolsa à qual se pretende candidatar.
  • Ao selecionar a opção “Candidatar” será reencaminhado para a página de candidatura na qual deverá preencher e submeter o respetivo formulário.

O/a candidato/a tem direito a igualdade de oportunidades e de tratamento, não podendo ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a, privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.


Esta é uma versão-cópia do edital do concurso, para verificar o texto integral, por favor faça Download do Edital

Download Edital