Bolsas de iniciação à investigação (estudantes inscritos num curso técnico superior profissional, licenciatura, mestrado integrado, mestrado ou em curso não conferente de grau académico, Artigo 5º, Regulamento n.º 950/2019 da FCT). (BII/UTAD/6/2024)

Bolsas de iniciação à investigação (estudantes inscritos num curso técnico superior profissional, licenciatura, mestrado integrado, mestrado ou em curso não conferente de grau académico, Artigo 5º, Regulamento n.º 950/2019 da FCT).
(1 vaga)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsas de iniciação à investigação (estudantes inscritos num curso técnico superior profissional, licenciatura, mestrado integrado, mestrado ou em curso não conferente de grau académico, Artigo 5º, Regulamento n.º 950/2019 da FCT). no âmbito do projeto/instituição de I&D CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIAS AGRO-AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS, BII/UTAD/6/2024, financiado por Empresa Agromontenegro LDA, nas seguintes condições:

Área Científica:
Ciências Biológicas

Requisitos de admissão:
1 .º - Formação na área da Ciência Alimentar, Biologia, bioquímica ou Ciências Agrárias com habilitação académica mínima de Licenciatura *
* fator eliminatório

Plano de trabalhos:
1 .º - Deslocação 2 dias por semana a Rio Bom (sede ada empresa Agromontenegro) para realização de visitas aos agricultores integrantes do clube de produtores Agromontenegro (80) de forma a elaborar uma ficha de produtor. Acompanhamento e monitorização do protocolo de tratamento da podridão castanha da castanha. Realização de amostragens para cultura in vitro (cerca de 50 após o tratamento) para validar eficácea do tratamento. Colheita de 80 amostras de castanhas (30 ouriços cada) para avaliar qualidad

Legislação e regulamentação aplicável:
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo D.L. 123/2019 de 28 Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e pelo Regulamento Nº 950/2019, publicado na II Série do Diário da República de 16 de Dezembro de 2019, e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho na sua redação atual

Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no(a) Campus da UTAD e Valpaços da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Duração da (s) bolsa (s):
A bolsa terá a duração de 8 meses, com início previsto em Maio de 2024. O contrato de bolsa poderá ser renovado, sendo que a duração total não poderá exceder os 10 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a €601,12, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular, Experiência em trabalhos ligados ao castanheiro e Entrevista ao três primeiros classificados na soma dos dois primeiros critérios, com a respetiva valoração de 50%, 30% e 20%.

Composição do Júri de Seleção:
Presidente - JOSÉ CARLOS ESTEVES GOMES LARANJO
Vogal - ANA CRISTINA RAMOS SAMPAIO
Vogal - André Pereira

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada Nota Final afixada no(a) http://www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/candidaturas (Página Campus Online da UTAD), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.
Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 12-04-2024 a 25-04-2024.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico, Declaração sob compromisso de honra preenchido (que se encontra disponível na página de candidaturas), Carta de motivação e Com base na lista de seriação final será constituída uma lista de reserva, a qual será utilizada para a eventual contratação de novos bolseiros no âmbito do presente projeto ou no caso de desistência do/a candidato/a classificado/a em primeiro lugar. Na eventualidade de nenhum /a dos/as candidatos/as demonstrar possuir o perfil indicado para a realização do plano de trabalhos o júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa a concurso..
A candidatura deverá ser efetuada através da Página do Campus Online da UTAD, na secção de Bolsas de Investigação, seguindo as seguintes indicações:

  • Aceder à Página do Campus Online da UTAD: www.campus.utad.pt e selecionar a opção Bolsas de Investigação. Ou aceder diretamente a www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/lista.
  • Selecionar a bolsa à qual se pretende candidatar.
  • Ao selecionar a opção “Candidatar” será reencaminhado para a página de candidatura na qual deverá preencher e submeter o respetivo formulário.

O/a candidato/a tem direito a igualdade de oportunidades e de tratamento, não podendo ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a, privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.


Esta é uma versão-cópia do edital do concurso, para verificar o texto integral, por favor faça Download do Edital

Download Edital