Bolsas de investigação (estudantes inscritos num mestrado integrado, mestrado, doutoramento ou em curso não conferente de grau académico, Artigo 6º, Regulamento n.º 950/2019 da FCT).
(2 vagas)
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 2 Bolsass de investigação (estudantes inscritos num mestrado integrado, mestrado, doutoramento ou em curso não conferente de grau académico, Artigo 6º, Regulamento n.º 950/2019 da FCT). no âmbito do projeto/instituição de I&D Vine & Wine PT, BI/UTAD/89/2025, financiado por Projeto Vine&Wine Portugal - Driving Sustainable Growth Through Smart Innovation, Candidatura n.º C644866286-00000011, financiado pelo NextGeneration UE, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial., nas seguintes condições:
Área Científica:
Engenharia
Requisitos de admissão:
1 .º - Licenciatura em Engenharia Mecânica
*
2 .º - Conhecimentos de desenho de engenharia e familiaridade com a montagem de protótipos
3 .º - Conhecimentos de sistemas de controlo e instrumentação
4 .º - Bons conhecimentos de inglês escrito e falado
5 .º - Cumprir com o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI Nº 950/2019), designadamente o articulado no Artigo 6º
*
* fator eliminatório
Plano de trabalhos:
1 .º - Desenvolver modelos numéricos e simular o funcionamento do reator para otimizar o seu design e desempenho.
2 .º - Colaborar na elaboração do projeto de engenharia detalhado do reator piloto e dos sistemas auxiliares (BOP).
3 .º - Acompanhar o fabrico e a montagem do reator, garantindo a conformidade com as especificações do projeto.
4 .º - Apoiar a equipa na instalação e integração elétrica de todos os componentes.
5 .º - Desenvolver e implementar protocolos de segurança e procedimentos de emergência para a operação do reator.
6 .º - Colaborar na implementação do sistema de controlo e automação, incluindo a instalação de sensores e atuadores.
7 .º - Participar na fase de comissionamento do reator, realizando os testes iniciais de segurança e operação.
8 .º - Executar a fase inicial de testes operacionais com biomassa.
9 .º - Ser responsável pela operação do reator durante os ciclos de teste, monitorizando e registando os parâmetros do processo.
10 .º - Recolher amostras do biochar produzido e colaborar na sua análise laboratorial para validar as propriedades físico-químicas e biológicas.
11 .º - Caracterizar a composição química do gás pirolítico e recolher amostras para análise.
12 .º - Analisar o potencial energético do gás pirolítico e compará-lo com outros biogases (e.g., biometano, gás natural).
13 .º - Contribuir para a otimização das condições de pirólise com base nos resultados obtidos.
14 .º - Colaborar na documentação do processo de implementação e operação para preparar a futura replicação e escalabilidade do projeto.
15 .º - Colaborar na produção de publicações científicas.
16 .º - Preparar e apresentar relatórios técnicos.
Legislação e regulamentação aplicável:
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo D.L. 123/2019 de 28 Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e pelo Regulamento Nº 950/2019, publicado na II Série do Diário da República de 16 de Dezembro de 2019, e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho na sua redação atual
Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no(a) Laboratório de Ciências Térmicas e Sustentabilidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Duração da (s) bolsa (s):
A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em Dezembro de 2025.
O contrato de bolsa poderá ser renovado, nos termos previstos do Regulamento de Bolsas da FCT (n.º 950/2019).
Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a €1040,98, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (link). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.
Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Classificação obtida na Licenciatura, Análise do currículo e portfólio de projetos (incluindo trabalhos académicos ou de investigação relevantes) e Entrevista, com a respetiva valoração de 30%, 40% e 30%.
Composição do Júri de Seleção:
Presidente - AMADEU DUARTE DA SILVA BORGES
Vogal - ISIDRO DE JESUS SANCHEZ ARCE
Vogal - EMANUEL SOARES PERES CORREIA
Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada Nota Final afixada no(a) http://www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/candidaturas (Página Campus Online da UTAD), sendo o candidato(a)
aprovado(a) notificado através de e-mail.
Com base na lista de seriação final será constituída uma lista de reserva, de validade igual à duração máxima do projeto que financia a presente bolsa ou à duração máxima da bolsa prevista
no artigo 3.º, n.º 2, do Estatuto do Bolseiro de Investigação, Lei n.º 40/2004, de 18/08, revista pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28/08 (aquela que ocorrer primeiro),
a qual será utilizada para a eventual contratação de novos bolseiros no âmbito do presente projeto ou no caso de desistência do/a candidato/a classificado/a em primeiro lugar.
Na eventualidade de nenhum /a dos/as candidatos/as demonstrar possuir o perfil indicado para a realização do plano de trabalhos, o júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa a concurso.
Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência
prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 06-11-2025 a 19-11-2025.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos], Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão,
nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico e Declaração sob compromisso de honra preenchido (que se encontra disponível na página de candidaturas).
A candidatura deverá ser efetuada através da Página do Campus Online da UTAD, na secção de Bolsas de Investigação, seguindo as seguintes indicações:
- Aceder à Página do Campus Online da UTAD: www.campus.utad.pt e selecionar a opção Bolsas de Investigação. Ou aceder diretamente a www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/lista.
- Selecionar a bolsa à qual se pretende candidatar.
- Ao selecionar a opção “Candidatar” será reencaminhado para a página de candidatura na qual deverá preencher e submeter o respetivo formulário.
O/a candidato/a tem direito a igualdade de oportunidades e de tratamento, não podendo ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a, privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.
Esta é uma versão-cópia do edital do concurso, para verificar o texto integral, por favor faça Download do Edital
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