Ajuda
Por favor leia as instruções seguintes antes de iniciar a sua candidatura.
1. Os candidatos deverão aceder e registar-se na presente plataforma para entrega da candidatura, selecionando o procedimento a que se pretendem candidatar.
2. A entrega da candidatura efetua-se, exclusivamente, em suporte digital, em formato portable document format (pdf).
3. Na instrução da candidatura devem ser submetidos os seguintes documentos:
a) Curriculum Vitae, datado e assinado, contendo as informações necessárias à avaliação da candidatura, organizado em respeito pela a ordem e designações de cada Elemento (Desempenho Científico, Capacidade Pedagógica e Outras Atividades Relevantes) e Parâmetro de avaliação enunciados no ponto V do edital.
O Curriculum vitae deverá incluir, de forma explicita, ainda o ”Scopus Author ID”, que permita identificar a lista de publicações, o número de citações respetivas e o H-index de acordo com a fonte Scopus.
b) Cópia dos certificados de habilitações, devendo, caso queriam, solicitar a dispensa em virtude de tais documentos se encontrarem no seu processo individual.
c) Projeto científico e/ou pedagógico
d) Cópia autonomizada dos 3 artigos ou capítulos mais relevantes em publicações com arbitragem científica e relevantes para a área disciplinar/científica para que é aberto o concurso, para verificação do cumprimento do disposto no n.º 4 do artigo 10.º do Regulamento.
e) Cópia, em formato pdf, de todos os demais trabalhos mencionados no Curriculum Vitae e, em coerência com este documento, devidamente identificados e organizados.
f) Outros trabalhos que o candidato considere relevantes para a apreciação do júri.
4. Caso a candidatura contenha documento classificado, que revele segredo comercial ou industrial, ou segredo relativo à propriedade literária, artística ou científica, deverá o candidato indicar expressamente tal reserva, sob pena de o trabalho em causa ser livremente acedido por qualquer um dos demais candidatos, em sede de consulta de processo.
5. Na plataforma eletrónica o candidato deve:
a) Declarar, sob compromisso de honra, que cumpre os requisitos de admissão ao concurso previstos no edital e na lei e que toda a informação e documentação incluída na candidatura, sem prejuízo da efetiva comprovação, sempre que solicitada, é autêntica.
b) Manifestar o seu consentimento para que as comunicações e notificações, no âmbito do procedimento concursal, possam ter lugar por correio eletrónico, indicando o respetivo endereço.
6. Poderá editar os seus dados biográficos no menu Dados Pessoais > Dados biográficos .
Para qualquer esclarecimento adicional sobre os concursos pode contactar por E-mail: recrutamento@utad.pt
Se detectar algum bug ou ocorrer algum erro na plataforma, por favor envie um E-mail com uma descrição pormenorizada do problema para: suporte@utad.pt
Perguntas Frequentes
Como me posso candidatar através da plataforma Careers UTAD?
Deverá aceder à plataforma efetuar o registo de nova conta preenchendo os campos que lhe são solicitados, conforme descrito infra:
• Nome completo
• Email
• Password
• Confirmação de password
• Declaração de aceitação de política de privacidade.
Nota Importante
O endereço eletrónico indicado no seu registo será o meio de comunicação preferencial do procedimento, pelo que, todas as comunicações ou notificações a efetuar no âmbito do mesmo serão remetidas com referência ao endereço eletrónico que utilizou para efetuar o seu registo.
Posso entregar a minha candidatura pessoalmente?
Não. As candidaturas aos procedimentos concursais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, deverão ser efetuadas, exclusivamente, por via eletrónica, através da plataforma Careers UTAD.
Tenho que entregar algum requerimento de candidatura?
Não. O preenchimento adequado dos campos indicados na plataforma substitui o requerimento de candidatura e é suficiente para que a candidatura seja realizada com sucesso.
Não tenho o registo/reconhecimento/equivalência do certificado do grau de doutor obtido no estrangeiro, posso submeter a candidatura? Se sim, até quando?
Sim. O candidato tem até ao termo do prazo de candidatura para entregar o registo/reconhecimento/equivalência do grau de doutor obtido no estrangeiro. Pelo que, pode submeter a sua candidatura sem o documento, reabri-la, inserir o documento e voltar a submetê-la, desde que dentro do prazo de candidatura. A falta deste documento pode determinar a exclusão do candidato.
Tenho um trabalho mencionado no Curriculum Vitae que deve ser mantido confidencial, como posso inserir um ficheiro com essa condição?
Caso algum dos trabalhos mencionados no Curriculum Vitae contenha documento classificado, que revele segredo comercial ou industrial, ou segredo relativo à propriedade literária, artística ou científica, o candidato, quando inserir o ficheiro correspondente ao trabalho classificado, deverá mencionar esta classificação numa folha de rosto.
Posso guardar a minha candidatura, editá-la e submetê-la mais tarde?
Sim. A sua candidatura ficará guardada em “Rascunho” até ser submetida.
Como tenho a garantia de que a minha candidatura foi submetida?
Após submissão de candidatura irá receber email comprovativo no endereço eletrónico por si indicado.
Não recebi e-mail de confirmação de submissão de candidatura. E agora?
Deverá, de imediato enviar email para recrutamento@utad.pt ou efetuar contacto telefónico através do número +351 259 350 080.
Quem pode candidatar-se aos concursos para promoção às categorias de Professor Associado e Catedrático, previstos no DL n.º 84/2019 de 28.06?
Podem ser opositores a estes concursos:
• Os professores com contrato por tempo indeterminado com a UTAD;
• Os professores que tenham o mínimo de 10 anos de antiguidade na respetiva categoria.
Quem pode candidatar-se aos concursos para promoção às categorias de Professor Coordenador/Associado, previstos no DL n.º 84/2019 de 28.06?
Podem ser opositores a estes concursos:
• Os professores com contrato por tempo indeterminado com a UTAD;
• Os professores que tenham o mínimo de 10 anos de antiguidade na respetiva categoria.